Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

DNS e a velocidade de conexão

leave a comment »

Velocidade de conexão é uma preocupação constante, mesmo quando contratamos aquele serviço de 35mb (ou mais), que promete no mínimo 60% da velocidade máxima, sempre temos aquele vídeo do youtube numa qualidade média que não faz o streaming em tempo real  (ou seja, fica “engasgando”) ou aquele arquivo que estamos baixando a meros 100 kb/s (quando devia ser 1 mb/s ou mais).

A verdade é que diversas coisas influenciam na velocidade de conexão e algumas vezes o seu provedor de internet pode não ser o culpado por isso, mas muitas vezes pode, é caso do servidor de DNS congestionado.

Para quem não sabe DNS é uma sigla em inglês para domain name system, e está relacionado ao que chamamos de servidor de nomes, se você já sabe o que é e para que serve DNS ou quer ir logo para a relação deste com sua velocidade de internet, sugiro que pule esse parágrafo. Os sites na internet são todos determinados por IP, ou seja, cada site tem um endereço númerico (por exemplo, o site do google pode ser acessado por http://74.125.234.240/), mas seria muito complicado ficar decorando esses números, sem contar que ao mudar de servidor (digamos mudar o computador onde o site fica “hospedado”), o ip muda e seria necessário decorar o novo ip. Então foi criado um sistema que associa um ‘nome’ ao IP, por exemplo o nome http://www.google.com foi associado ao ip http://74.125.234.240/, dessa forma ao digitarmos o endereço do google, o nosso serviço de internet vai atrás do IP correspondente e exibe a página correta. E como ele sabe qual o IP correto? Existem listas com os nomes associados a cada IP, seu computador tem um arquivo com essa lista (um arquivo chamado ‘hosts’), se o nome que você busca não está nesse arquivo, seu computador pergunta ao seu provedor de internet, que busca na lista dele, se ele não possuir ele pergunta para o grupo regulador da internet do país (no Brasil temos o Registro.br) e dai por diante, até encontrar uma lista q possua o nome e abrir o site, caso contrário você receberá o famigerado erro 404 para site não encontrado.

Ok, agora como o DNS afeta a velocidade de conexão? Na verdade não altera a velocidade estritamente falando, mas altera o tempo de resposta (o ping), ou seja, o tempo que demora para o seu computador buscar o IP a partir de um certo nome (seria aquele tempo em que o navegador, por exemplo, mostra o aviso “localizando site …”). Frequentemente o servidor de DNS dos provedores são congestionados e ineficientes, por isso pode vale a pena trocar o servidor DNS que seu computador utiliza.

Nesse site tem um tutorial de como trocar seu DNS no Windows 7 (no Windows 8 é similar): http://www.guiadopc.com.br/artigos/22802/o-que-e-dns.html

Agora vocês sabem como alterar DNS e porque pode ser bom. Mas quando saber se é realmente vantajoso? E para DNS devo mudar? São perguntas difícies de responder, pois varia muito com relação a sua localização. Em geral o OpenDNS é muito usado (servidor preferencial: 208.67.222.222 e servidor secundário: 208.67.220.220), mas nem sempre ele pode ser o melhor. Por isso tem alguns programas que analisam qual o melhor servidor DNS, os dois que eu conheço são inglês.

DNS Benchmark

É o meu preferido, pois ele tem uma análise bem completa, dá dicas de como melhorar ou resolver problemas com servidor DNS e é objetivo. O lado ruim é que a análise mostra números e tabelas, mesmo que seja ordenado do melhor para o pior, acaba sendo um relatório “feio” e menos intuitivo.

Namebench

É mais intuitivo e tem gráficos, que é mais fácil de entender do que números e tabelas.

Qualquer que seja o programa usado, é bem útil saber quando o melhor servidor de DNS. A escolha de um bom servidor, pode afetar não apenas a navegação, mas também os  jogos online por exemplo.

Se você acha que o ping ou mesmo a velocidade da conexão está inexplicavelmente baixa, pode valer a pena dar uma olhada nessa questão de DNS.

Written by Silvano

11/05/2013 às 6:04 pm

Publicado em Informática

Tagged with , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: