Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

The Legend of Zelda Timeline

leave a comment »

Depois de 25 anos e 15 jogos todos começaram a Nintendo resolver aplacar a ansiedade dos fãs de uma das maiores séries de jogos de todos os tempos com uma enciclopedia. Prestes a ser lançada no Japão, essa enciclopedia trará muitas informações sobre os jogos da série, mas o mais legal é que ela terá as explicações da linha do tempo das aventuras de Link.

Embora existam algumas coisas óbvias (como Majora’s Mask ser depois do Ocarina do Tempo e Spirit Tracks e Phatom Hourglass serem depois do Wind Waker), no geral é muito difícil deduzir a linha do tempo de Zelda, por isso tanta ansiedade pelo livro. Mas como na internet ninguém tem paciência, acabaram divulgando uma suposta linha do tempo oficial que estaria na enciclopedia. Tal linha oficial é interessante pq ela comprova a idéia que depois da Ocarina há uma separação na linha do tempo, só que ao invés de duas, temos três linhas.

Eu vou tentar aqui explicar o porque das três linhas e falar um pouco das sequências do jogos, mas não sou especialista, na verdade joguei apenas uns 6 jogos da série, mas pretendo jogar todos (um projeto pessoal que irei iniciar em breve).

Bom vamos lá. ATENÇÃO PODE CONTER VÁRIOS SPOILERS DOS JOGOS.

Tudo começa em Skyward Sword (jogo que ainda não conclui). Esse é o primeiro jogo da série, ele contará a origem da  Master Sword, conhecida no jogo como Goddess Sword, pois foi criada por uma Deusa chamada Hylia para derrotar o mal e proteger a Triforce. O prólogo do jogo conta da guerra pela triforce e como Hylia se sacrificou para elevar os Hylians em terras no céu, salvando-os dos perigos que rondavam Hyrule. Nesse jogo o herói ainda já anda com um capuz o que é meio contraditórios com certas possibilidades envolvendo Minish Cap, mas as teorias ainda são válidas. Alguns rumores falam que nesse jogos será explicada a teoria da ressureição constante de Zelda, Link e Ganondorf (apesar dele não aparecer no jogo), mas não sei ao certo se é verdade.

O Minish Cap é o segundo jogo da série, cansados da Guerra o povo conhecido como Minish criou uma outra espada, Pekori Sword. Essa a é lenda contada em Minish Cap, além disso há a questão do capuz, no começo do jogo Link não usa um capuz, somente quando ele encontra o Minish Cap (Um sábio minish transformado em chapéu com o rosto de um pato) ele passa a usar o capuz e quando o sábio volta a sua forma normal, ele fala “It fits you” ou “Fica bem em você” (tradução livre), o que supostamente faz com que o capuz passe a ser obrigatório para todos os “Herois” de Hyrule. No final do Minish Cap Link transforma a Pekori Sword na Four Sword e derrota Vaati (um Minish corrompido))

De acordo com a cronologia o jogo seguinte é o Four Swords, nele temos como inimigo Vaati um mago maligno que havia sido selado pelos sábios no passado e agora pretende voltar, para derrotá-lo Link pega a Four Sword, supostamente a Pekori Sword (e não a Master Sword), para derrotar o inimigo.

Até então vemos que o inimigo dos jogos não é Ganondorf, temos Ghirahim em Skyward Sword e Vaati nos jogos seguinte.

O arqui-nêmesis de Link aparece somente no jogo seguinte, Ocarina do Tempo, um dos melhores jogos da história e o jogo que causa a divisão das várias linhas do tempo. Nesse jogos temos o Herói do Tempo, aí vemos Ganondorf “pela primeira vez”, o rei dos Gerudos inicia seu plano de conquistar Hyrule, em duas linhas seus planos são frustrados por Link, mas na terceira não é bem assim que acontece. As três linhas seguintes ao Ocarina levam ao Majora’s Mask, A Link to The Past e Wind Waker. Mas qual evento determinou cada linha? Muita hora nessa calma.

Começando pela linha de Majora’s Mask, essa é bem óbvia, no final de Ocarina do Tempo, Zelda manda Link para o passado para que ele tenha uma infância de verdade. Separado de Navi, ele resolve procurar a sua fada, mas acaba indo parar no mundo de Majora’s Mask. Nessa mesma linha do tempo temos Twilight Princess, pois marca o retorno de Ganondorf que havia sido selada em um outra dimensão (Twilight Realm) e no final é derrotado por um outro Link. E em seguida temos o Four Swords Adventures que marca o retorno de Vaati, mas como um plano de Ganondorf, no final o mal é derrotado e selado mais uma vez.

A outra linha do tempo é a de Wind Waker, que fala que o heroi do tempo salvou o mundo, mas sumiu logo em seguida, essa é a linha do tempo que segue o Link adulto do Ocarina do Tempo, quando Link voltou a ser criança ele “sumiu” dessa linha do tempo. Anos mais tarde Ganondorf voltou e não havia heroi para impedí-lo, então as deusas provocaram o dilúvio pois Hyrule estava corrompida, nessa linha temos Wind Waker e suas continuações óbvias, Phatom Hourglass e Spirit Tracks.

Mas e última linha? De onde vem afinal? Bom a partir de agora é tudo especulação sem muito fundamento, mas minha teoria é que supostamente quando Link retira a Master Sword do altar, ele abre o portal para a Sacred Realm uma dimensão criada quando as deusas q criaram Hyrule deixaram o mundo. Com o portal aberto Ganondorf entrou e se apossou da Triforce. Na dimensão que Link volta, Ganondorf não possui a triforce, pois a coragem está com Link e a Sabedoria ainda está com Zelda. Mas seguindo essa linha quando Ganondorf se apossa da triforce e transforma a Sacred Realm no Dark World, mas os sábios conseguem selá-lo nesse mundo. E então começa os eventos de Link to The Past, onde um feiticeiro tenta quebrar o selo dos sábios e libertar Ganondorf mais uma vez. Nessa linhas temos em seguida Oracle of Ages e Oracle of Seasons, Links Awakening e os Legends of Zelda I e II, os quais não falarei muito, pois não joguei.

Bom essa é minha teoria, quais as suas?

Written by Silvano

22/12/2011 às 8:30 am

Publicado em Jogos

Tagged with , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: