Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Ecolocalização

leave a comment »

Mais conhecido como sonar, é o mesmo sistema usado por morcegos e golfinhos, por exemplo, para se localiza.A idéia é emitir um som e ouvir a refleção do som nos objetos (o famoso eco), com isso é possível calcular a distância e o formato do objeto que refletiu o som emitido.

Ok bela aula fajuta de biologia, pois é, a questão é que até então eu achava que isso não era usado por humanos, mas eu estava errado, um garoto britânico de 7 anos é capaz de usar a ecolocalização para ver os objetos, ao que parece isso permite ao garoto até jogar basquete.

O garoto nasceu cego, mas não desenvolveu a técnica naturalmente, ele aprendeu com o californiano Daniel Kish, de 43 anos, que fundou uma organização não governamental internacional de ajuda aos cegos.

O que ele faz é estalar a língua, o som do estalo reverbera pelo ambiente e os ouvidos treinados (e a mente afiada) dele o permitem “ver com os ouvidos”, e andar tranquilamente sem necessidade de ajuda.

A notícia me surpreendeu e como um bom fã de quadrinhos não pude deixar de lembrar do Demolidor (quem não o conhece pode ser q se lembre do filme com Ben Affleck no papel principal), um herói que ficou cego, mas estranhamente desenvolveu super sentidos sendo capaz de visualizar tranquilamente tudo ao seu redor.

Fonte original: G1

Written by Silvano

06/10/2009 às 2:45 pm

Publicado em Biologia, Sociedade

Tagged with , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: