Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Street Fighter 4

leave a comment »

O mundo dos games cada vez mais evolui, muitos jogos são lançados novas franquias se misturam às velhas, e boa parte desses tantos jogos são de qualidade indiscutível (e boa parte são de qualidade totalmente discutível).

Mas temos que ver que muitas boas franquias foram mal utilizadas nos últimos tempos, com tantas novidades de jogabilidade e gráficos os velhos e bons jogos andavam muito diferentes do que o público andava acostumado e isso desestimulava. Street Fighter andava assim.

Eu acompanhei  a série desde o começo, quero dizer, depois que conheci Street Fighter II (um dos melhores disparado), tive a experiência do original, que era bem limitado. O II foi revolucionário, me fazia abandonar o Mega Drive (também conhecido como Sega Genesis) em casa e ir para as, na época famosas, locadoras jogar SF II no Snes (a.k.a. Super Nintendo), até que lançaram uma edição especial de SF II para o Mega, que eu não pude comprar, mas alugava constatemente.

Quando fui morar em Maceió, comecei a minha vida de arcades e todo fim de semana eu torrava toda minha mesada jogando Daitona e SF basicamente. E foi nesse meio que conheci SF Alpha, com uma arte diferente e alguma novidades, não ficou para trás em relação a SF II e mostrou a que veio.

Depois de um tempo, eu dminui minhas idas a Arcades e lojas Locadoras, e estagnei no mundo gamer, ficando preso a Snes do meu primo e meu Mega Drive. No entanto ocasionalmente eu resolvia ver como andavam os jogos por aí a fora e me deparei com Street Fighter EX, que não me agradou, a primeira impressão foi o suficiente para eu desistir de jogar e procurar os velhos Alpha Zero e Alpha 2 (eu não via muito Alpha 3 nos locais que ia).

A gota d’água foi Street Fighter 3 que além de tudo cortou todos os personagens antigos (exceto por Ryu e Ken), os novos jogos que seguina o modelo de SF 3 (2º Impact e 3º Strike), melhoraram um pouco o jogo, mas ainda assim me desanimou completamente. O que salvava a série SF eram os “vs” (Marvel vs Capcom e Capcom vs SNK), no qual alguém de SF sempre figurava dentre meu grupo.

Eis então que comecei a ver os trailer de SF IV e fui me reanimando, com um estilo 2D tradicional, mas com gráficos 3D inovadores (para a série digo), e trailer de dar água na boca minha vontade de jogar foi voltando (incluse ao ponto de procurar as versões clássicas para emuladores) e hoje afinal pude conferir o jogo.

A jogabilidade é muito boa, embora eu esteja desacostumado a jogar no joystick (saudade do manche de arcade), uma boa mistura de novas e velhas caras (são poucos novos personagens, mas é o suficiente) e inúmeras possiblidades proporcionadas pela internet. Em suma é um jogo que vale a pena, tanto para os jogadores de velha guarda como eu e para os mais novos (me pergunto se o mesmo pode ser dito com relação a Mortal Kombat vs DC que pretendo conferir ainda).

Só p/ dar água na boca vou postar um trailer:

Só lembrando que SF IV tem para PC, Xbox e Playstation 3

Written by Silvano

26/07/2009 às 9:30 am

Publicado em Jogos

Tagged with , , , ,

Deixe uma resposta

