Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Navegadores

with 2 comments

Recentemente tivemos o evento conhecido como PWN2OWN, o Internet Explorer 8 (versão mais nova do navegador da Microsoft) foi hacekado em pouco antes de seu lançamento o que rendeu 5 mil dólares e um laptop Sony Vaio, a o hacker (um pesquisador alemão que trabalha com segurança). Além do IE8, o firefox, safari e opera também foram hackeados, só o google chrome “sobreviveu” a competição.

Procurando mais notícias sobre o evento eu cai no site lifehacker (cujo o endereço pode ser visto na sessão de links), lá continha um breve resumo dos 5 navegadores (também conhecido como brownsers) mais largamente usados e uma votação sobre qual deles é o melhor. Resolvi fazer uma versão dessa enquete aqui, mas primeiro um breve resumo de cada navegador.

Google Chrome

Plataforma:  Windows
Leve, simples, com alguns aplicativos interessantes e rápido. São qualidades comumente citadas sobre o navegador do Google, ainda é recente, mas já vem ganhando seu espaço no mercado de navegadores. Ter sido o único navegador a não ser quebrado no PWN2OWN, deve trazer mais fama ao Chrome.

Opera

Plataforma: Windows/Mac/Linux
O navegador Opera já é bem conhecido, seus aplicativos (como a ferramenta de Torrent) e alguns acessórios naturais (como gestos de mouse, ou Mouse Gestures)  são de ótima qualidade, além do disso a velocidade de renderização das páginas (o tempo que os sites levam p/ serem carregados, sem levar em conta a conexão) é melhor que a de concerrentes como Firefox e IE8.

Firefox

Plataforma: Windows/Mac/Linux
O firefox possui alguns acessórios amigáveis e um pacote de segurança decente (apesar de ser hacekado no PWN2OWN), mas com certeza sua qualidade mais falada é a possibilidade de extender suas funcionalidades com suas mais de 6.000 extensões (ou complementos), que englobam todos os aspectos de um navegador. Aproveitando para “vender meu peixe”, eis um post meu sobre algumas extensões que eu, particularmente, gosto muito: Extensões do Firefox.

Internet Explorer (IE)

Plataforma: Windows
O navegador da Microsoft ainda possui uma grande fatia do mercado, e há razões para isso. Vem com o Windows (o sistema operacional mais popular do mundo), é a base para a criação de muitos sites (vai dizer que você nunca viu o aviso “Este site é melhor visualizado no Internet Explorer 6 ou superior”?) e é relativamente simples de usar, embora possua poucas funcinalidades, se comparado aos seus concorrentes de peso. O IE8 promete atrair público por si e não por meios indiretos como os ditos acima.

Safari

Plataforma: Windows/Mac
O Safari usa um sistema de renderização de página semelhante ao Chrome e possui um sistema de aceleração ao carregar JavaScripts (usado em muitos sites, como os de internet banking) com bons resultados. Uma funcinalidade interessante p/ se destacar do Safari é a página inicial dinâmica, baseado em número de acessos.

Bom aqui foi um pequeno resumo do que eu li e experimentei de cada navegador (admito que o Chrome e o Safari eu ainda não testei), agora é a vez de vocês me falarem, qual o melhor navegador na sua opinião e por quê?

Written by Silvano

22/03/2009 às 5:34 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Sooohh…

    Firefox. O motivo é simples, por causa das extensões/add-ons.
    (Sou adepto ao NoScript, se o site está troncho azar o dele, não o meu.)

    Milhouse

    23/03/2009 at 8:16 pm

  2. hahHAHAhHAhHAhAHHAHhA
    acabei de descobrir que existe uma enquete em si. Soh que aqui não apareceu por causa do NoScript!!!! uuuuuuuuooooooOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRROOOOORRRRRRRR

    DAEW, vc jah ouviu falar em “wordpress.com”, mas e quanto a “snap.com”, “polldaddy.com” e “quantserve.com” ? poww qualé

    Soh o nome do site ao qual o wordpress confiou a enquete, polldaddy.com, me faz dar menos crédito a ele, quanto mais os outros sites estranhos que devem manter ter scripts alienígenas absolutamente desconhecidos vagando no meu browser..

    hahahahhahahaha tow brincando, mas a idéia de usar scripts de outros sites devia ser repensado. Pow.. eu não sei nada sobre scripts .. não tenho como ler o código e dizer: “É, realmente não tem nada demais, não vai fazer mal nenhum.”

    Pow. .a cada click que eu dou eh um novo dado que eu jogo? fala sério

    nãaaoo

    Milhouse

    24/03/2009 at 6:54 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: