Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Como melhorar peformace de conexões tcp/ip

with 5 comments

Eu estava no meu google reader (um leitor de rss, recomendo) lendo uns artigos interessantes de informática quando vejo uma notícias dizendo que a Google havia feito uma ferramenta de leitura de banda, parecia um desses medidores de velocidades comuns, talvez um pouco melhor por ser da Google, mas eis que eu vejo 3 palavrinhas mágicas: detecta Traffic Shapping. Antes de tudo, para quem quer ir direto ao assunto e seguir o tutorial de melhoria de conexão pode pular até o tracejado ( ———  ) abaixo.

Abrindo um parêntesis para o assunto Traffic Shapping (que irei abreviar para TS). Para quem não sabe o que é isso, TS é quando o servidor de sua internet propositalmente bloqueia sua conexão quando ela está sendo muito utilizada para poder manter um certo nível de banda para sua região, ou seja, vc contrata um serviço de X mbps, mas na hora de fazer um download (que é quando vc mais precisa dessa velocidade) sua conexão fica X/2 mbps. Traffic Shaping é proibido no Brasil, a Net Virtua já teve problemas por fazer esse tipo de coisa.

Mas não é bem sobre TS que eu quero falar (mas é sempre bom informar sobre essas coisas), pois quando eu fiz o dito teste (para fazer clique aqui, site em inglês, é bom ler as instruções) ele não detectou TS, mas de alguma forma ele detectou que meu computador (ou o Sistema Operacional) estava limitando minha banda para 0,6 Mb, aproximadamente. Eu refiz o teste e o resultado deu 0,8Mb melhor, mas ainda inaceitável, o servidor (no meu caso NET Virtua) estava à cerca 1,8Mb e  6Mb, nos dois testes respectivamente (deveria estar ao redor de 8Mb, mas contratualmente a NET garante um mínimo de 10% da conexão, então resolvi aceitar a conexão atual).

Então o meu problema de velocidade é o computador? Bom minha placa de rede Wireless tem um máximo de 54Mb/s, mesmo que não seja muito boa não creio que tal limite fosse culpa dela (ou do roteador, claro), então o problema residia no Windows XP. Fui buscar ajuda na internet e encontrei um tutorial no site da universidade norte-americana Stanford de como ampliar a perfomace de conexões TCP/IP, segui o tutorial (sim, vou postar aqui em português) e refiz o teste, o servidor deu novamente em torno de 6Mb, mas meu computador subiu de 0,8 (no último teste anterior) para 4,4 Mb, boa difereça, não? Coisa de 550% melhor (realmente a porcentagem choca).

Bom sem mais delongas, eis o tutorial.

—————————————————–

Antes de tudo para quem quiser ler o tutorial em inglês, basta clicar aqui. Vou por meu tutorial mais simples quanto possível, qualquer dúvida ou reclamação pode comentar aqui mesmo.

1º) O primeiro passo é pegar o programa DrTC, um programa que possui opções extras para conexões tcp/ip (um tweak, para quem conhece a palavra.
Para baixar clique aqui (site oficial) ou aqui (link direto, arquivo .zip).

2º) Com o programa baixado, dezipe (caso tenha pego o .zip) e execute, não é preciso instalar, vai aparecer uma janela com algumas opções, garanta que as seguintes opções esteja com YES: Window Scaling e Selective Acks. Se não tiver Yes, ponha, se tiver deixe como está. Após isso clique OK.

3º) Agora é preciso mexer no Registro do Windows, vá em iniciar > executar > na janela que vai aparecer digite regedit.

ATENÇÃO O REGISTRO É ALGO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO SISTEMA, QUALQUER PROBLEMA NO REGISTRO PODE INUTILIZAR O WINDOWS, PORTANTO É PRECISO MUITO CUIDADO AO MANUSEÁ-LO, SIGUA O PASSO-A-PASSO A RISCA, A NÃO SER QUE VC SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO.

4º) No registro sigua o seguinte camiho: HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Services > Tcpip > Parameters.

5º) Na pasta Parameters clique com o botão direito na parte branca, depois clique em Novo > valor DWORD.
Vai aparecer um novo arquivo, renomei-o como Tcp1323Opts e aperte ENTER no teclado.
Ps.: Antes de criar o arquivo, verifique se ele já não existe, o mesmo vale para os arquivos do passo 7.

6º) Clique duas vezes no arquivo que vc acabou de criar, vai aparecer uma janelinha, na caixa em branco com 0 (zero) apage  e digite 3, aperte OK, como na imagem abaixo.

7º) Crie mais dois arquivos DWORD (como no passo 5) com os nomes: GlobalMaxTcpWindowSize e TcpWindowSize (respectivamente).

8º) Repita o passo 6 para GlobalMaxTcpWindowSize e TcpWindowSize, mas ao invés de 3 digite 131400 e marque a opção Decimal, após isso clique OK.

9º) Abra novamente o DrTC, confirme se a opção Tcp receive window esta marcada com 131400, bem como confirme se as opções que vc modificou anteriormente continuam com YES. Se não estiver modifique, se estiver aperte OK.

10º) Reinicie seu computador.

Pronto, se quiser conferir refaça o teste aqui.

ATUALIZAÇÃO: Esse tutorial só serve para Windows XP e é possível ler o tutorial (em inglês) no site oficial do windows.

Written by Silvano

01/02/2009 às 8:08 am

Publicado em Informática

Tagged with , , , ,

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] lançou um teste que descobre as razões, e também parece que o Windows limita a banda. Leia no blog do meu primo como resolver esse problema. […]

  2. Muito bom o tutorial e parabens pela iniciativa. Eu utilizo o velox e estou com um problema parecido, pois minha conexão cai sempre alterando o IP. Como gosto de jogos on-line isso é um problemão. Vou fazer o teste, mas no windows vista:/. Se funcionar aviso aqui. Vlw.

    Fabiano

    25/04/2009 at 7:35 pm

  3. Aki naun deu diferença alguma..mais vlw pela intenção.

    Fábio

    25/06/2009 at 3:50 am

  4. pow manero!! vo fazer test tbm!;;; pra ver minha net eah compartilhada mas fica muito baixa os down.; vo tentar se der aviso; vlw!

    Romulo

    29/09/2009 at 4:15 pm

  5. Olha aqui ficou bem melhor internet mais orrivel para jogar jogo online cai toda hora ip muda sla pc aki é windows 7 não tem como mudar arruma esse negocio de cair quando jogo online?

    jhordan

    11/10/2013 at 9:49 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: