Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Firefox e seus componentes v2

with 2 comments

Há algum tempo atrás escevri um pequeno resumo de algumas extensões que eu uso para firefox, como na época a versão 3.0 do navegador tinha acabado de ter sido lançada, alguns componentes ainda não haviam sido atualizados. Eu descobri alguns novos e voltei a usar outros antigos, então resolvi fazer uma atualização do meu post, para ver o meu post anterior clique aqui.

Adblock Plus
– Uma poderosa ferramenta para bloquear banners, publicidade e propagandas irritantes (e algumas vezes recheadas com malwares), tudo com um simples clique. O filterset é sincronizado com um servidor que contém uma lista de endereços de propagandas que são automaticamente bloqueadas (você sequer sabe que ela existe), essa lista é atualizada diariamente. Indispensável.

All in One Gesture
– Substituiu o Easy Gestures

– Ambas as extensões (All in One e o Easy G) são atalhos para trabalhar com abas e janelas do firefox sem precisar “andar” muito com o mouse. O Easy mostra uma pequena interface com botões de atalho configuráveis, eu gostei, mas acabei não me acostumando e voltei para o All in One assim que o atualizaram para o FF3.0 . A idéia é fazer movimentos curtos com o mouse com o botão direito clicado, o mouse então gera um rastro vermelho e realiza a ação assim que você solta o botão direito. É fácil e intuitivo de usar e depois de pegar o hábito fica essêncial.

Fission
– Puramente estético, a barra de endereços se torna, também, uma barra de progresso. É bom para pessoas como eu, que se um sítio demora um pouco a mais que o normal para abrir já se pergunta logo que o navegador parou.

Google Preview
– Bem funcional, além de uma parte do texto é possível conferir uma miniatura da página encontrada na busca pelo Google.

Cooliris
– Muito bonito esteticamente e bem funcional também. Com um clique ele gera uma tela tipo slideshow 3D com imagens e vídeo. É ótimo para procurar e ver fotos/vídeos, ele faz bsuca direta no Google, Amazon e outros, vale a pena ao menos dar uma olhadinha.

Smart Bookmarks Bar
– O Firefox tem uma barra de favoritos, onde você pode deixar meus sítios preferidos e que você olha mais constantemente, só que as vezes eles são tantos que não cabem só na barra. Com essa extensão você reduz a visualização para os ícones, mas ao passar o mouse em cima do ícone o nome do sítio aparece. Indispensável para quem tem muito links na barra de favoritos.

TabMixPlus
– Tem uma série de funcionalidades extras para as abas que fazem diferença para usuários que gostam de ter as coisas do seu jeito.

FireFTP
– Para quem faz muita transferência de arquivos via ftp, essa extensão é muito prática. Ela vem com um gerenciador de ftp simples e compacto, além de leve (exceto pelo FF em si, que não lá muito leve).

Foxmarks
– Um ótimo componente para que usa, por qualquer razão que seja, mais de um computador constamente. Você sempre abre o navegador e pensa “droga queria meus favoritos aqui”, agora basta instalar o foxmarks, acessar sua conta já previamente criada e pronto, todos os seus favores são inseridos na máquina e se o computador não é seu, basta jogar tudo numa pasta com seu nome e pronto, simples assim. Eu tenho um desktop e um laptop com 2 sistemas operacionais, essa extensão virou indispensável.

IE Tab
– Gera uma aba no Firefox que emula o Internet Explorer. Muito útil já que muitos sítios são construidos para serem visualizados apenas no IE. Essa extensão só funcion ano Windows.

Fast Video Download
– Um discreto ícone no canto inferior direito do Firefox que te dá o poder de baixar vídeos de portais como youtube, dailymotion e outros. As vezes dá um bug ou outro, mas em geral cumpre bem sua função.

Abduction
– Vez por outro eu tiro prints das páginas (ou seja eu “fotografo” a página usando a ferramenta printscreen do teclado) e abro o print em algum editor de imagem para poder salvar a foto da página. O abduction resume isso em dois simples cliques, muito útil.

Por enquanto uso apenas esses, mas estou sempre disposto a ouvir sugestões de extensões úteis ou legais para facilitar minha vida.

Written by Silvano

05/12/2008 às 6:57 pm

Publicado em Informática

Tagged with , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] – 09/12/2008 Fiz uma versão mais atualizada desse post aqui. […]

  2. […] Plataforma: Windows/Mac/Linux O firefox possui alguns acessórios amigáveis e um pacote de segurança decente (apesar de ser hacekado no PWN2OWN), mas com certeza sua qualidade mais falada é a possibilidade de extender suas funcionalidades com suas mais de 6.000 extensões (ou complementos), que englobam todos os aspectos de um navegador. Aproveitando para “vender meu peixe”, eis um post meu sobre algumas extensões que eu, particularmente, gosto muito: Extensões do Firefox. […]


Deixe uma resposta

