Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Fraudes nas eleições?

with one comment

Todo bom brasileiro gosta de reclamar do país, então muito provavelmente todo cidadão já reclamou, ao menos uma vez na vida, sobre fraude. Mas é fato que os funcionários do TSE e dos TREs sempre fizeram propaganda da inviolabilidade das urnas eletrônicas, ou seja, impossível fraudar a urna.

Recentemente a Band mostrou uma reportagem falando de diversos indícios de fraude, no caso numa cidadezinha no interior do Maranhão chamada Caxias. Os indícios contam com o laudo técnico de dois profissionais da informática (um analista de sistema e um programador) que receberam autorização judicial para analisar as urnas e eles escreveram um relatório com provas de que as urnas foram fraudadas.

Em entrevista com um funcionário do TSE, ele fala que sequer lidam com a possibilidade de fraude, apenas com erros causados pela ignorância da população humilde de Caxias. Ou seja, não vai sair nem uma investigação séria diante do caso.

Mas não é só em Caxias. Em Alagoas nas ultimas eleições para governador (há 2 anos), um dos candidatos que estava perdendo feio nas pesquisas ganhou a eleição no 1º turno, tendo recebido 100% dos votos de pequenas cidades do interior cujo os políticos influêntes da região apoiavam outro candidato. Possível? é, provável? não. Um dos candidatos derrotado tentou entrar na justiça para dar início a uma investigação, mas obviamente não deu em nada.

E isso não acontece apenas em cidades pequenas, aqui em São Paulo ouvi vários casos estranhos como o do candidato a vereador que não recebeu nenhum voto na sessão onde ele votou, algo semelhante aconteceu em Caxias, na reportagem da Band. Coincidência? Díficil acreditar nisso, não é?

O TSE reluta em investigar melhor esses casos, pois se compravada a falibilidade das urnas todo o sistema eleitoral eletrônico vai cair em descrédito, algo que vai se muito custoso para o governo.

Eis a reportagem da Band:

Written by Silvano

26/11/2008 às 4:11 am

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. não vi o video. mas eitcha nóis!

    Guilherme

    10/02/2009 at 9:37 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: