Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

50 Maneiras de mudar o mundo 4

with one comment

Parte 4 e final, com as últimas 20 dicas da 31 à 50.
Para ver as outras partes clique na categoria Meio Ambiente no painel do lado direito. O site original pode ser visto aqui.

31- Recicle os cabides que você não quer mais
Cabides normalmente são feitos de aço, que não são aceitos em muitos programas de reciclagem. Então o que fazer com eles? Muitas lavanderias irão aceitá-las para reuso ou reciclagem (dica de Joan Crawford).

32- Recicle alumínio e vidro

33- Trabalhe em casa [via internet, acesso remoto ou algo parecido, seguindo uma tradução literal do título]
Veja se você não pode tentar um arranjo com seu chefe para trabalhar de casa por alguns dias na semana. Não apenas você irá economizar dinheiro e gasolina  e você ainda irá ao trabalho de pijamas!

34- Mantenha sua lareira fechada
[Aqui no Brasil não é comum casas com lareira e chaminé, a idéia aqui é manter a casa fechada para não utilizar o aquecedor em excesso]

35 – Corte as cartas-lixo [“spams” não-virtual]
Em média um Norte-americano recebe cerca de 40 libras (20 kg) de carta-lixo por ano, destruindo 100 milhões de árvores. Há vários serviços que podem ajudar a reduzir o bagunça em sua caixa de correio, salvando árvores e um precioso espaço em sua mesa.

36- Escolha fósforos ao invés de acendedores
A maioria dos acendedores são feitos de plástico e cheios de gás butano, ambos derivados do petrólio. Já que a maioria dos acendedores são considerados “descartáveis”, mais de 1.5 bilhões vão parar em aterros todo ano. Ao escolher fósforo, pegue os de papelão [aqueles em caixinhas de papel, normalmente ganhos como brinde] no lugar dos de madeira. Fósforos de madeira vem de árvores, enquanto os de papelão  são feitos de papel reciclado.

37- Deixe seus dedos procurarem… online
Pense se você realmente precisa de uma lista telefônica de papel. Se não, peça para parar de receber a lista e use os sites online. Algumas estimativas dizem que listas telefônicas compõem quase 10% do lixo em lixões.  E se ainda assim você receber listas, não esqueça de reciclar seus velhor volumes.

38 – Doe
Antes de jogar algo fora, pense se alguém não poderia fazer uso disso. Tanto doar a uma instituição de caridade ou postar em sites que são feitos para conectar pessoas e coisas como Freecycle.org [em inglês].

39 – Vá em Lava à jatos [car wash no original, lavagens de carro mais literalmente]
Lavagens de carro profissionais normalmente são amis eficientes em termos de consumo de água. Se todos no EUA que lavam seus carros em casa fizessem uma visita ao Lava à jato, poderiamos economizar quase 8,7 bilhões de galões de água [cerca de 2,9 bilhões de Litros].

40- Sacolas plásticas são ruins

41- Võe com E-Ticket [ticket eletrônico]

42- Baixe seu software
A maioria dos programas de computador vem com CDs, e mais de 30 bilhões de CDs de todos os tipos são vendidos anualmente. Um grande desperdício, sem falar na embalagem. Outro bonus de baixar seu software é que a versão disponível para download normalmente é mais atual.

43- Desligue sua secretária eletrônica
Secretárias eletrônicas  usam energia 24h por dia, 7 dias por semana e quando quebram, são apenas mais uma coisa que irão parar no aterro. Se todas as secretárias eletrônicas fossem substituidas por services de mensagem de voz por email, a economia anual de energia iria totalizar quase 2 bilhões de KWh (kilowatt-hora).

44- Não use os agitadores de café

45- Arrume uma forma melhor de quebrar o gelo
[ No EUA, durante o inverno, é comum as ruas e calçadas encherem de gelo/neve, e para diminuir a quantidade são usados produtos tóxicos para animais que eventualmente os comam. Aqui no Brasil não neva o suficiente para cobrir as ruas]

46- Use cotonete com haste de papel
[Nunca vi desses com haste de papel por aqui, só de plástico, alguém já viu?]

47- Pague suas contas online
De acordo com algumas estimativas, se todo mundo no EUA pagasse suas contas online e recebessem comprovantes eletrônicos ao invés de papel, estariamos salvando 18,5 milhões de árvores todo ano, 2,2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) e outros gases estufa e 1,7 bilhões de libras [585 mil toneladas] de dejetos sólidos.

48- Pare com extratos bancários de papel

49- Use baterias recarregáveis

50- Compartilhe
Pegue o que você aprender e passe o conhecimento para os outros. Se todas as pessoas que você conhece der um pequeno passo em direção a ser pró-verde, o esforço coletivo pode ser fenomenal.

E fim, a dica 50 resume tudo, passe adiante aquilo que você acha mais fácil de fazer, pois cada passo, cada detalhe é importante e juntos faremos diferença!

Outras dicas, comentários e reclamações serão bem vindas.

Written by Silvano

13/08/2008 às 9:17 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. tá, mas as mais legais (e fáceis) vc não postou, que é a da refeição vegetariana uma vez na semana, do guardanapo…
    😉


    Resposta: Postei sim, com descrição e tudo aqui: https://porlinhastortas.wordpress.com/2008/08/11/50-maneiras-de-mudar-o-mundo/

    bruna

    17/08/2008 at 10:48 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: