Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

50 Maneiras de mudar o mundo 3

leave a comment »

3º parte do artigo, da 21º à 30º dica. Lembrando que o texto pode ser lido na íntegra em inglês aqui, [ ] é um comentário meu e * são observações sobre algo não usual no Brasil (as dicas são gerais, mas foram construidas com dados Norte-americanos).
Para quem quiser ver a minha tradução basta clicar na categoria Meio Ambiente, no painel direito.

21 – Segunda mão não significa segundo melhor
Considere comprar itens  em lojas de segunda mão. Brinquedos, bicicletas, patins e outras coisas de idade e de tamanho específico que se perdem facilmente. Lojas de segunda mão normalmente oferecem estas coisas em excelente estado já que são usadas por um curto período de tempo e geralmente irão comprar de volta quando você não precisar mais delas.

22 – Compras locais
Considere o quanto de poluição é gerada para trazer a comida da fazenda para sua mesa. Sempre que possível compre dos fazendeiros locais ou das feiras, dando apoio para a economia local e reduzindo a quantidade de gás estufa produzida durante o transporte dos produtos. {flown in ou trucked in no original, seria transportado por via área ou rodoviária]

23 – Ajuste o seu termostato*
* Não sei exatamente se é comum no Brasil, mas no EUA é comum as casa terem termostátos, por causa da grande variação de temperatura e por causa dos aparelhos que climatizam a casa (aquecedores e ar condicionados).

24 – Invista na sua própria xícara de café
Se você começar toda manhã com uma xícara descartável [aqueles copinhos de café] uma rápida tabela pode mostrar que o desperdício esta acumulando. Invista em xícaras reutilizáveis que não apenas cortam o desperdício como mantém sua bebida quente por mais tempo. Muitos cafés irão, tranquilamente, encher  seu próprio copo e muitos irão até oferecer um desconto em troca.

25 – Organize suas viagens*
Parece que você irá gastar toda semana tentando cumprir suas tarefas? Arrume um tempinho uma vez por semana para fazer uma lista de todas as viagens que você precisa fazer, e veja se você pode juntá-las em uma única viagem. Não apenas você ira economizar gasolina como você poderá se achar com habilidades de organização de tempo melhores.
* viagens aqui pode siginifcar apenas “fora de casa”, ou seja, viagens dentro ou fora da cidade onde você mora.

26 – Desligue as luzes

27 – Manter a grama verde [devido o uso de termos com significados específicos tive alguma dificuldade, se alguém encontrar erro na tradução, por favor avise]
Se você precisar agoar seu gramado, o faça de manhã antes que a umidade se perca com a evaporação. Tem algumas ervas daninhas? Acabe com elas usando vinagre. Nâo tem certeza se precisa revolver? Atos simples como aparar servem como fertilizantes naturais, deixe agir. Esperou demais? Apare manualmente – é um exercício excelente.

28 – Piquenique com marcações
Algum momento entre a alcachofra e a salada de repolho fazerem efeito, você perdeu seu copo de vista e agora há um mar de copos parecidos na mesa, um dos quais pode ser seu. Na próxima vez em que você for a um piquenique, coloque um marcador permanente próximo aospaçs descartáveis assim os convidados podem marcar seus copos e todos usarão apenas um. [No original ele escreve cups, mas aqui o sentido é copo mesmo]

29 – Recile celulares velhos

30 – Cuide da manutenção do seu veículo

Faltam apenas 20, amanhã tem mais!

Written by Silvano

12/08/2008 às 9:10 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: