Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

50 Maneiras de mudar o mundo

with 4 comments

O site Wire and Twine fez um lista de 50 dicas simples para ajudar o mundo. Com um formato bem amigável e fácil de ler, vale a pena conferir as dicas. Vou traduzir os títulos (e os textos de algumas), por partes para quem não é bom de inglês; o que tiver entre  colchetes [ ] é observação minha.

Antes de tudo, vale lembrar:

Plante uma idéia
Ser pró-verde não precisa ser uma tarefa difícil que significa mudar o estilo de vida. Coisas simples fazem a diferença.
O conteúdo dessa lista pode não ser novo, mas vale ser repetido. As vezes é preciso ser lembrado algumas vezes antes de fixar algo.

Agora sim, as 10 primeiras dicas:

1- Mude sua lâmpada
Se todas as casas dos Estados Unidos [população cerca de 37% maior que a do Brasil] trocasse uma lâmpada comum [incandescente] por uma das novas e compactas lâmpadas fluorescentes a redução na poluição ia ser equivalente a remover um milhão de carros das ruas.

2- Desligue os computadores durante a noite

3- Não lave
Deixe de lavar os pratos antes de usar a máquina de lavar e economize até 20 galões [cerca de 7.4 Litros] em cada grupo. Além disso você está economizando tempo e a energia gasta para esquentar a água.

4- Não pre-áqueça o forno

5- Recicle vidro
Reciclar vidro reduz a poluição relativa do ar em 20% e da água em 50%. Senão for reciclado pode demorar um milhão de anos para se decompor.

6- Troque fraldas com consicência
Até a época em que a criança já sabe usar o banheiro, os pais irão trocar entre 5.000 e 8.000 fraldas adicionando cerca de 3,5 milhões de toneladas nos aterros todo ano. Caso você escolha fralda de pano ou um descartável mais amigável para o meio ambiente, você estará fazendo uma escolha com impactos muito mais brando ao nosso planeta.

7- Pendure e seque

8- Seja vegetariano uma vez por semana
Uma refeição a base de carne a menos por semana ajuda ao planeta e na sua dieta. Por exemplo, é preciso cerca de 2.000 galões [740 Litros] de água para produzir uma libra [pouco menos que 500 gramas] de carne bovina. E você ainda salva algumas árvores, por cada hamburger que se originou de animais criado em terras de florestas tropicais, creca de 55 pés² [aproximadamente 16,5 m²] de floresta foram destruídas.

9- Lave em frio ou morno
Se todas as casas dos Estados Unidos trocassem o ciclo quente para o morno ou frio nós poderiamos ter uma economia de energia comparável a 100.000 barris de pteróleo por dia.
Só use a máquina de lavar quando ela estiver cheia.

10- Use menos guardanapo
Durante um ano médio, um norte-americano usa aproximadamente 2.200 guardanapos (cerca de 6 por dia). Se todos usassem um guardanapo a menos mais de um bilhão de libras [cerca de 500 mil toneladas] não seria depositados nos aterros por ano.

Amanhã postarei mais 10 (ou até mais que isso).
Se alguém já traduziu alguma parte e quiser me  ajudar, eu agradeço e garanto que será devidamente creditado.

Written by Silvano

11/08/2008 às 9:55 pm

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] dicas ambientais, Meio Ambiente Parte 2, de 11 à 20. Para ver a parte um, acesse abaixo ou clique aqui. Os * são observações minhas sobre algo não usual ou diferente no Brasil, não apenas um […]

  2. Desligar o pc à noite é uma regra boa pra vc =P

    Isabel

    12/08/2008 at 12:37 pm

  3. muito bom assim me ajudou a fazer o trabalho

    EDUARDA

    22/09/2011 at 10:21 am

  4. sevio pro meu texto

    joice

    29/08/2013 at 4:13 pm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: