Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Debate para prefeito na Band

leave a comment »

Ontem a noite teve debate para prefeito de Sâo Paulo, de forma geral o debate foi ruim, começou bem, mas o 3º e 4º blocos foram, no mínimo, fracos. Mas foi ruim porque houve perguntas mal formuladas e assuntos, emora importantes, menores e específicos, quando se esperava questões maiores e mais importantes, bem como se esperava melhor resposta e expressão por partes dos candidatos.

Soninha (PPS) respondeu bem todas as perguntas, tinha idéias não-convencionais e importantes e fez uma boa análise das questões que lhes foram dadas. Ela falou de pontos importantes como ciclovias e melhoria no transporte público, falou da questão da distância entre trabalho e trabalhador e do problema das creches e escolas. Ela se saiu um pouco mal no 4º bloco, mas no geral foi a melhor do debate.

Embora Valente (PSOL) não tenha se expressado muito bem ele conseguiu deixar claro que o psol não veio para brincadeiras e que algumas reformas radicais são necessárias na cidade (e são mesmo). Falou da necessidade de inverter prioridades, falou da sociedade do automóvel (que é responsável por mais 70% da poluição), da melhoria no transporte público (inclusive ele falou em subsídio) e na saúde. Acabou se saindo bem, mas não tanto.

Seguindo em frente, em termos de propostas, Renato Reichmann (PMN) até mandou bem, embora tenha apresentado nervosismo no começo, falou de suas idéias e propostas, eu particularmente eu não gostei muito dele, pois coisas como abrir creche 3h da manhã e manter as AMAs em funcionamento 24h é excessivo, um gasto grande, que poderia ser resolvido de outra forma.

Marta (PT) não foi mal, mas não foi bem, ela não se queimou, praticamente jogou na defensiva, mas isso acabou sendo postivo de certa forma, já que ela está em primeiro lugar nas pesquisas ela procurou só se manter em pé. Foi atacada e se saiu usando números, que não foram lá muito certos.

Kassab (DEM) seguiu estilo semelhante ao de Marta, mas ele foi um pouco pior nas suas respostas, ao meu ver.

Alckmin (PSDB) foi mal, com excessão do primeiro bloco (onde falou muito bem) se esquivou de perguntas e enrolou bastante. Foi atacado (até por Kassab na questão das privatizações) e não conseguiu se defender. Na minha opinião ele queria ter uma atitude como Marta e Kassab, mas como foi alvo de outros candidatos ele teria que mudar de estratégia. Acabou que foi um dos piores do debate.

Ciro Moura (PTC) não apresentou propostas direito, embora tenha tido algumas respostas um pouco interessantes, resumidadmente não chamou atenção.

Maluf (PP) foi repetitivo, falou uma ou outra coisa boa, mas no geral mandou mal. A idéia da Freeway foi no mínimo ridícula (principalmente porque foi resposta a pergunta sobre poluição), atacou bem Alckmin e não foi feliz em sua resposta sobre os processos contra sua pessoa.

Como disse de forma geral o debate foi ruim, resta esperar o próximo. Espero que os jornalistas façam perguntas cabíveis e interessantes, de questões mais gerais e não de sanitários públicos.

Abro aqui um pequeno parêntese para demostrar que eu acho importante a participação de todos os candidatos, mesmo os considerados nanicos, pois todos tem direito a falar e debater e os nanicos podem mostrar ao povo que têm idéias interessantes.

Written by Silvano

01/08/2008 às 9:18 am

Publicado em Política

Tagged with , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: