Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

O Mundo de J. R. R. Tolkien

with one comment

Se você nunca ouviu falar de Tolkien não se surpreenda, ele é famoso, mas não pop. Agora se você nunca ouviu falar de O Senhor dos Anéis, aí sim é melhor se perguntar onde você estava entre 2001 e 2003. A trilogia foi um verdadeiro sucesso em termos de audiência, vencedor de 17 Oscars (4 para o primeiro filme, 2 para o segundo filme e 11 para o terceiro filme) e, na época, bateu récordes de público e arrecadação.

O que pouca gente sabe é que os filmes foram baseados nos livros homônimos de John Ronald Reuel Tolkien e que ele escreveu diversos outros livros e textos, muitos dos quais ambientados no mesmo mundo.

O universo que Tolkien criou, conhecido pelos fãs como Legendarium, é extenso, completo e complexo. Ele não criou apenas histórias e contos isolados, mas uma verdadeira mitologia com seus deuses, heróis, vilões, grandes eventos, armas mágicas e etc. Mesmo um aspecto pouco levado em consideração em obras semelhantes foi muito bem explicado que é a língua e escrita dos povos no decorrer das eras (não é para menos, Tolkien era filólogo e amante das línguas), sendo que hoje há muita gente que estuda as diversas línguas de Arda (a Terra de Tolkien).

Com o lançamento dos filmes houve um boom de comunidades e pessoas interessadas em discutir, conhecer mais ou simplesmente ler alguma novidade sobre esse mundo tão fantástico. Mas após um tempo o número de fãs caiu. De qualquer forma há ainda algumas comunidades virtuais que continuam discutindo todo o amplo Legendarium tolkeniano e podemos esperar um novo por volta de 2010 quando O Hobbit saira nos cinemas (o filme está em fase de produção).

Eis minhas recomendações (tudo em português):

O Condado – Grupo de discussões vinculado ao Yahoo, voltou a atividade bem recentemente e anda a todo gás. O grupo contém um pessoal da velha guarda que conhece bastante, mas há também fãs mais novos.

Valinor – A maior comunidade Tolkendili (fãs de Tolkien) do Brasil, o site contém muitas informações e textos sobre as obras literárias e sobre os filmes. Possui um fórum bem movimentado e aberto para outras áreas também.

Sociedade do Pastel – Um fórum mais geral com um certo foco em Tolkien, a regra aqui é discutir com cabeça aberta e bom humor.

Dúvendor – Um portal com muitos textos e artigos sobre o mundo de Tolkien, focado nas obras literárias. Possui um fórum razoavelemente visitado.

Amanye Tenceli – Site dedicado aos sistemas de escrita élfica ambientadas no Legendarium, muito bom para quem quer conhecimentos mais específicos das obras.

Ardalambion – Site dedicado às diversas línguas criadas por Tolkien para seus personagens. Contém alguns cursos de línguas como Quenya e Sindarin (sendo esta última a língua élfica mais comum e constante nos filmes).

Quem quiser dar umas dicas de comunidades sinta-se a vontade para comentar.

Namarië nildor.

Written by Silvano

24/06/2008 às 8:33 pm

Publicado em Literatura

Tagged with , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Na SdP se discute Tolkien? O.o

    xD~

    Resposta: Sim, se discute…

    Isabel

    25/06/2008 at 8:59 am


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: