Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Firefox e seus componentes

with one comment

Eu sou usuário do Firefox já faz um bom tempo. Ainda lembro da época que usava constantemente o internet explorer (também conhecido como IE), e gostava muito dele, na época um amigo me insistiu a testar o Opera, que tinha mais funções e era mais customizável do que o IE (faz tempo que não tenho contato com Opera, não sei seu estado atual).

Não muito tempo depois esse mesmo amigo me veio falar do Firefox, um navegador com mais funções, com componentes diversos que eu poderia instalar e modificá-lo ao meu bel prazer. Resolvi testar e aprovei, seu número imenso de componentes me permitem criar ferramentas práticas para facilitar minha navegação ou, em alguns casos, simplesmente melhoram a estética.

Nesse dia 17/06 a Mozilla (produtora do Firefox) lançou a versão 3.0 de seu navegador e bateu mais de 7 milhões de download no mundo nas primeiras 24h (tudo bem que a Mozilla vinha fazendo propaganda do “Firefox Download Day” já fazia um tempo, pois a empresa intencionava entrar para o Guiness e conseguiu).

Novidades a parte, muitos componentes não foram adaptados para a versão 3.0, só alguns (que já são muitos, mas nem todos que eu usava foram atualizados, por exemplo) e então resolvi percorrer alguns componentes que pudessem substituir os que eu usava.

Vou por uma lista dos meus atuais e de outros que eu usava que não foram atualizados (se alguém tiver uma sugestão de componente, eu peço que comente, ficarei feliz em testá-las):

AdBlock Plus:
– Substituiu o Adblock.
– Adicionado ao Filterset G. Updater.
Uma poderosa ferramenta para bloquear banners, publicidade e propagandas irritantes (e algumas vezes recheadas com malwares), tudo com um simples clique. O filterset é sincronizado com um servidor que contém uma lista de endereços de propagandas que são automaticamente bloqueadas (você sequer sabe que ela existe), essa lista é atualizada diariamente. Indispensável.

Easy Gestures:
-Substituiu o All-in-one Gesture.
O All-in-one Gesture permitia o uso de mouse gestures (gestos do mouse, em português), que são movimentos que combinados com um clique do mouse realizam ações como abrir nova aba ou janela, navegar entre as abas, fechar abas ou janelas, voltar ou avançar páginas, minimizar o firefox e etc.  Isso minimiza o trabalho, já que na própria página você pode manipular as abas. O Easy gesture é semelhante, mas ao invés de fazer “traços” com o mouse, um clique no botão do meio abre um pequeno menu com suas funções preferidas (em forma de pizza ao redor do cursor), é bonito e pratico, só preciso me acostumar.

Fission:
– Atualizado para o 3.0
Puramente estético, a barra de endereços se torna, também, uma barra de progresso. É bom para pessoas como eu, que se um sítio demora um pouco a mais que o normal para abrir já se pergunta logo que o navegador parou.

Google Preview:
– Atualizado para o 3.0
Bem funcional, além de uma parte do texto é possível conferir uma miniatura da página encontrada na busca pelo Google.

IE Tab:
– Atualizado para o 3.0
Gera uma aba no Firefox que emula o Internet Explorer. Muito útil já que muitos sítios são construidos para serem visualizados apenas no IE.

PicLens:
– Atualizado para o 3.0
Muito bonito esteticamente e bem funcional também. Com um clique ele gera uma tela tipo slideshow 3D com imagens e vídeo. É ótimo para procurar e ver fotos/vídeos, ele faz bsuca direta no Google, Amazon e outros, vale a pena ao menos dar uma olhadinha.

Smart Bookmarks Bar:
– Atualizado para o 3.0
O Firefox tem uma barra de favoritos, onde você pode deixar meus sítios preferidos e que você olha mais constantemente, só que as vezes eles são tantos que não cabem só na barra. Com essa extensão você reduz a visualização para os ícones, mas ao passar o mouse em cima do ícone o nome do sítio aparece. Indispensável para quem tem muito links na barra de favoritos.

AutoCopy:
– Sem versão compatível com o 3.0
Razoavelmente útil. Com o autocopy a simples seleção do texto já o transfere para a área de transferência, assim você precisa clicar em ‘copiar’ ou apertar crtl+C. Uma pena que não foi atualizado, mas eu consigo viver sem.

TabMixPlus:
– Sem versão compatível com o 3.0
Tinha uma série de funcionalidades para a barra de abas, era bem útil, é o que mais sinto falta na versão 3.0 do Firefox.

No momento estou usando, ou sentindo mais falta, apenas desses.

— 09/12/2008
Fiz uma versão mais atualizada desse post aqui.

Written by Silvano

19/06/2008 às 9:18 pm

Publicado em Informática

Tagged with , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] As versões que eu pus no post anterior e ainda uso vou só citar e dizer o que faz bem sucintamente, para ver o meu post anterior clique aqui. […]


Deixe uma resposta

