Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Web 2.0

with 2 comments

Já faz algum tempo que li sobre isso a primeira vez e na hora pensei que tinha sido uma nova evolução ou modificação no protocolo básico de internet (http ou Hypertext Transfer Protocol ou ainda Protocolo de Trasnferência de Hipertexto em português), mas conforme fui encontrando mais notícias sobre isso percebi meu erro.

Até hoje muita gente não sabe direito o que é a famosa Web 2.0 e isso é normal, afinal ela ainda tem muito que crescer, está apenas dando seus primeiros e significativos passos.

Muita gente já faz uso e contribui com a Web 2.0 sem saber, por exemplo quando lê e põe em discussão algum item na wikipedia ou ainda quando lê, comenta ou escreve em um blog (como este que você está lendo).

Em resumo a tão dita revolucionária Web 2.0 nada mais é senão as diversas formas de aumentar a interação, de compartilhar informações e de colaboração entre diversos usuários.

Hoje em dias há muitos mecanismos de efetuar um ou todas essas características, já citei duas, mas temos serviços de vídeo (como youtube, google videos, dailymotion e etc.), comunidades virtuais (orkut, friendster, etc.), fotologs e parte importante disso, mesmo que não pareça, são os softwares open source (de código aberto, ou seja, passíveis de modificação por qualquer usuário).

Há quem critique o nome, pois em tese o sistema da “Web 1.0” e da 2.0 é a mesmo, só muda a forma de uso, mas particularmente eu achei o nome muito bom, pois indica uma maneira totalmente positiva e inovadora de uso da Web e não só por pessoas que realmente entendem do assunto, como também de pessoas que tem uso e interesse limitado.

A maior importância é que a Web 2.0 é o fato de que é o que chega mais perto de mostrar o verdadeiro “poder da massa”, pois aqui as pessoas têm menos medo da repressão e costumam agir em conjunto, um exemplo que devia ser tirado e repassado a vida real (embora em lugares e casos isolados vemos um coisa e outra seguindo idéias desse tipo).

Written by Silvano

11/06/2008 às 8:21 pm

Publicado em Informática

Tagged with ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Verdade que a Web 2.0 ainda nao é bem entendida por todos, mas a falta de um pleno entendimento nao impede a participaçao das pessoas, isso é fantastico.
    Sobre o “poder da massa” concordo… é verdade que na Web 2.0 (o que ja ocorria em menor escala na 1.0) as pessoas tem maior voz. As pessoas comuns ganham um canal para se comunicar com o mundo. Esta é uma revoluçao! (?) ainda nao sou tao segura se a palavra “revoluçao” é a mais indicada, contudo, o que vivemos é uma grande transformaçao, que agora, nao sabemos enao conseguimos identificar e sistematizar as consequencias.
    No meu http://historiografianarede.wordpress.com/ me preocupo em pensar estas transformaçoes no universo de um historiador do século XXI.
    Estou sempre em busca de blogs que discutam o assunto dos Social Media, interessante achar seu post.

    Anita Lucchesi

    15/06/2008 at 8:52 am

  2. […] e leitores” nao mudou. Eu me sinto mudada, e eu consumo, leio, publico, produzo. Leiam aqui mais sobre o Web 2.0, o Silvano chega a apontar para o “poder de […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: