Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Magic: The Gathering – Como aprender a jogar?

leave a comment »

Nesse artigo vou falar um pouco do meu vício mais recente, o jogo de cartas Magic: The Gathering, popularmente chamado apenas de Magic.

Magic é um dos jogos de cartas mais jogados no mundo (ao menos no que se refere a cartas colecionáveis), possui milhares de cartas publicadas desde sua primeira versão, em 1993. Desde então foram muitas expansões, ciclos e edições cheias de cartas.

Nesse artigo não vou ensinar como jogar, mas sugerir e dar opções de onde e como começar e ter as primeiras experiências com magic.

Desde seu lançamento em 1993, Magic mudou muito, diversas novas regras surgiram e graças aos computadores e internet, novas formas de jogar surgiram. Quem quer aprender a jogar tem basicamente 3 opções: no papel (ou IRL – In Real Life – sigla para ‘na vida real’ em inglês), jogando Duels of Planeswalkers e/ou jogando Magic: The Gathering Online (popularmente chamado de MOL, ou mais raramente MTGO).

Duels of Planeswalker (DoP)

É uma série de jogos multiplataformas (a versão mais recente tem p/ Windows, Playstation, Xbox e iPad) baseado nas edições mais recentes do jogo de papel. As cartas contidas no jogo, no entanto, não são necessariamente as lançadas (ou relançadas) recentemente.

É uma ótima forma de aprender a jogar, principalmente se você não conhecer ninguém que joga ou que queira começar a jogar também. O jogo tem um tutorial bem explicativo e útil para iniciantes, tem um número limitado de cartas para cada deck (o que facilita o aprendizado de montar um deck), tem multiplayer para que você possa se divertir com outras pessoas e tem uma IA relativamente forte. Outro ponto importante é que você não precisa gastar rios de dinheiro comprando cartas para montar um deck forte.

No entanto essa falta de liberdade desanima com o tempo, e a IA apesar de ser forte é previsível e a sequência de carta dos “chefões” são, em geral, quase sempre as mesmas, eles são difíceis de derrotar nas primeiras vezes, mas desanima de jogar uma vez que você os vence.

Eu diria que DoP é uma ótima porta de entrada, principalmente se você quer só “testar” magic e, como eu disse antes, não conhece ninguém que possa te ajudar a jogar, mas não deve supor que o jogo IRL ou no MOL tem essa mesma experiência limitada que o DoP.

Magic: The Gathering Online (MOL ou MTGO)

É o jogo de cartas quase que 100% transportado para o computador. Enquanto o DoP é voltado para uma interface mais “bonita”, e uma versão simplificado do jogo, MOL trata-se de realmente transportar ao máximo a experiência IRL para um jogo eletrônico e, na minha opinião, ele é até bem sucedido. Não vou entrar na questão de qual é melhor de forma geral (mas devo dizer q é se possível, é bom dar preferência para IRL), mas para quem é iniciante, não creio que MOL seja uma boa opção, na verdade acho que o contrário é mais razoável, quem quer levar magic mais a sério, tentar explorar mais o MOL é uma ótima ideia.

IRL – Magic na vida real

Na minha opinião é, sem dúvida, a melhor forma de aprender a jogar, mas há questões a ser consideradas.

1º Conhecer alguém que joga ou que quer aprender a jogar também.
No IRL não tem jeito, até dá p/ fazer busca no google e achar sites ou vídeos no youtube que ensinem a jogar, mas não adianta saber as regras e ter as cartas se você não tem com quem jogar. Para quem é mais “desenrolado” dá para ir até uma um local comum de encontro de pessoas que jogam (se houver) e pedir para o pessoal te ensinar a jogar lá, é uma ótima forma de fazer novos amigos, mas nem todo mundo tem essa coragem.

No DoP a opção de jogar contra IA ou no multiplayer online sana esse problema, no MOL não tem IA, mas sempre tem jogadores lá.

2º Poder aquisitivo
Magic é produzido por uma empresa (a Wizards of the Coast) e como toda empresa, ela pensa no lucro. Magic é uma máquina de dinheiro, comprar decks pré-construidos, boosters e cartas avulsas (singles) é algo caro. Apesar de mais barato jogar no MOL é cair em um problema similar. Se você tem condições de gastar muito ou se pretende jogar só casualmente com pessoas que estão dispostas a gastar o mesmo que você, então IRL vale muito a pena, caso contrário, talvez seja bom experimentar um pouco DoP, antes de resolver gastar toda mesada ou salário suado em cartas.

3º Onde comprar cartas e jogar
Esse é o menor dos problemas para quem conhece ou já está interessado, mas talvez seja um impedimento para atrair novos jogadores. A internet hoje permite que você possa comprar cartas em lojas grandes do Brasil ou mesmo do exterior e ter garantia que você poderá ter em mãos aquela carta mítica que acabou de ser lançada, e muitas vezes dá para combinar com amigos de jogar na casa de alguém ou mesmo na praça da cidade.

Mas a dispersão muitas vezes pode dificultar pessoas que não se conhecem, mas que se interessam pelo jogo, de saber da existência uma das outras e isso pode desencorajá-las de comprar cartas. Mais uma vez DoP e MOL não sofrem desse problema.

Uma vez que esses 3 pontos deixam de ser problema, jogar IRL é algo muito mais divertido e pode ser mais desafiante que DoP e/ou MOL.

Para quem está começando totalmente do zero, os Intro pack (ou premiere pack) são boas escolhas para começar. São decks prontos, com um folheto explicando a estratégia do deck e as principais regras do jogo, existem vários intro pack da mesma edição e eles são, em geral, bem equilibrados. Outra opção é o Duel Deck, muito bom para quem está começando junto com um amigo, é um conjunto com dois decks pré-construidos, feitos de forma equilibrada e são mais fortes (e mais caros) que os intro packs.

Uma outra opção são os Event Decks, eles são bem mais fortes, sempre vem com cartas boas que podem ser reaproveitadas no futuro, quando os decks do intro pack não são mais o suficiente, mas são bem mais caros também.

Para quem está começando, não aconselho a comprar boosters. Apesar de não serem tão caros, as cartas que vem são aleatórias, em qualidade, cor e estratégia, então muitas vezes é melhor usar o dinheiro para comprar singles. Na verdade mesmo p/ jogadores mais experiências, não aconselho comprar booster, é melhor dividir com uns amigos um box booster (onde com certeza virá pelos menos umas 5 cartas muito boas e mais um bolo de cartas que podem ser úteis) ou comprar somente singles mesmo.

Para iniciantes, comprar singles pode ser um risco, cartas muito caras e consideradas muito boas não ganham jogo sozinhas (ainda mais se tiverem só uma deck), então tenha certeza que uma carta se enquadra na sua estratégia, antes de, por exemplo, gastar 60 reais num Geist do Santo Traft. As vezes é melhor comprar cartas mais em conta que tenham sinergia uma com a outra.

Outras formas de jogar

Além de IRL, MOL e DoP, existem diversos outros softwares (alguns gratuitos) que dá p/ jogar, sozinho ou com outras pessoas. Mas a maioria não vale a pena para aprendizado. Softwares como Magic Workstation ou Virtual Playtable são muito bons para testar decks, pois você tem todo acervo de cartas gratuitamente e dá para jogar online, ou mesmo sozinho (mas aí você controla os dois decks, pois eles não tem IA), ou seja, são melhores para jogadores que já sabem jogar e tem alguma experiência em montar decks.

Além disso eles não tem um tutorial que ensine você a jogar e você controla todas as etapas do jogo, incluindo aí os efeitos de cada carta, nada disso é feito automaticamente como no DoP e no MOL. E, por fim, olhar para todo o imenso acervo de cartas e tentar fazer um deck sem muita orientação pode ser bem desencorajador.

Creio que eu tenha falado das principais vias de se começar a jogar. Não tem uma resposta definitiva, jogar IRL é o ideal, mas dependendo do lugar onde se mora, pode ser uma opção difícil. Então vai muito de cada um, só espero ter ajudado alguém que tenha tido a coragem de ler todo esse texto.

Written by Silvano

20/05/2013 às 12:07 am

Publicado em Jogos

Tagged with , ,

Deixe um comentário