Por Linhas Tortas

O mundo sob os olhos de uma pessoa comum

Exercícios Caseiros

with 4 comments

Eu sou uma pessoa com hábitos pouco saudáveis, não me importo muito com alimentação, algumas raras vezes sinto dor na consciência e resolvo comer uma furta ou salada e não faço exercícios, ou melhor não fazia. Em geral, no máximo, eu buscava manter alguns hábitos como descer do ônibus um pouco antes e dar uma caminhada de 10 ~ 15 minutos, evitar elevador, se não tiver de subir muito andares (no meu apartamento aqui em São Paulo isso não é escolha, pois não há elevador) e etc. Coisas simples que meu psicológico afirma que vai fazer uma mínima diferença.

Eis então que, conversando com um amigo, ele me recomenda dá uma olhada em uns sites que ele achou com alguns exercícios caseiros (em inglês), coisas que dá p/ fazer fora de uma academia, como flexão, barra (é preciso comprar a barra e fixá-la num local adequado em casa) e abdominais. Ele testou os programas de exercícios e achou interessante, eu resolvi testar, ainda estou no começo, então não posso dizer que o negócio funciona de fato, mas não está me fazendo mal, o nível não é muito alto (na verdade os exercícios têm 3 níveis) e eles sugerem que os sedentários (como eu) comecem devagar para ir se habituando com os exercícios.

Esses programas têm um fim, por exemplo chegar ao ponto de fazer 100 flexões, é bom porque seguir um objetivo exato anima mais do que “ficar mais forte” ou “definir meus músculos” e os programas também tem um tempo, em geral 6 semanas. Eu escolhi pegar leve nas 2 primeiras semanas, como um treino, antes de começar oficialmente, e como eu falei, as instruções dizem que é bom vc se habituar com o exercício (em geral dizem para você repetir a 1º semana depois de completá-la a primeira vez). Nas instruções eles dão dicas de como realizar os exercícios adequadamente e em alguns casos mostram uma versão mais leve do exercício.

No momento estou fazendo flexão de punho (push ups em inglês) e abdominais (sit ups), como disse ainda estou no começo, o que posso afirmar é que vale a pena tentar, ao menos o teste incial e a primeira semana. Se não gostar é só parar, se achar pesado (mesmo no nível mais baixo) vc pode diminuir os exércicios até se sentir confiante para seguí-los a risca. Eu acho totalmente válido, ao menos como alívio de consciência.

Eis os sites:
100 push-ups (100 flexões) – além da flexão normal, fala de 4 outros métodos (com punho fechado – para quem sente dor no pulso, não é mais pesado do que com a palma – ; de joelho – você apoia o joelho no chão e deixa a perna levantada, assim você só precisa erguer do quadril para cima, reduz a difucldade em 50% (diz o site) – ; com suporte – fixa um suporte para mãos e pés, assim sua cabeça pode descer abaixo da altura da mão, mais dificil – e na parede – não entendi muito bem esse, mas é bastante fácil, aparentemente).

20 pull-ups (20 barras) – Tem duas semanas “negativas”, um treinamento antes do programa mesmo, onde você deve pular apoiado na barra e descer lentamente.

60 sit-ups in a minute (60 abdominais em um minuto) – Eu cheguei a começar, mas achei bem pesado, talvez eu faça mais para frente.

200 sit-ups (200 abdominais) – É mais leve que o anterior por você não ter que se preocupar com velocidade, apenas com o número. Tem algumas dicas p/ evitar problemas nas costas e pescoço.

Se alguém conhece um outro site ou programa de exercícios e quiser compartilhar, sinta-se a vontade para comentar, o mesmo para alguém que já conheça esses exercícios, tenha feito ou esteja fazendo, diga-nos sua opinião sobre ele, quem sabe ela não vai nos estimular a continuar ou nos poupar trabalho inútil.

Written by Silvano

05/02/2009 às 9:50 pm

4 Respostas

Assinar os comentários com RSS.

  1. Um dia eu começo a fazer essas abdminais =P

    Isabel

    06/02/2009 at 9:30 am

  2. me lembrei daqueles videos toscos de aulas de ginástica uhahuauhuhahuauhauhauhauhauha
    mas pow, da hora os exerícios ^^

    Guilherme

    10/02/2009 at 9:28 pm

  3. Tenho sim mais um ótimo conselho. Você pode entrar na natação!!!
    hAAoUAHOUAhoUAhoUHaoUHA

    Estou me sentindo culpado por ter faltado essa semana. tsci. Mas eu gripei!

    Ei.. um lugar que eu vi onde tem informações e como fazer exercícios de maneira correta é na Wikipedia. E eu busquei tb no youtube, mas no youtube não é tão confiável.

    Ahh sim, e vc pode colocar a música “Eye of the Tiger” do grupo “Survivor” enquanto faz os exercícios!! ahHAhAhHAHHAhOUaHAOuH

    hHAHAHAHAhHAhAHHAHHAhAhA

    Milhouse

    13/02/2009 at 9:34 pm

  4. Mano eu to fazendo esses excercicios a algum tempo eles fizeram efeito em mim,naum tanto quanto esta em uma academia,mas fizeram,mas eu seguir conselhos de sites e de um documentario q vi na TV,no documentario falaram q vc deve fazer os mesmos exercicios de 2 em 2 dias,porque qnd faz o exercicio o musculo meio q desgasta dai o propio corpo cria otro musculo por cima mais forte e maior.

    e para aqueles q querem criar musculos rapidamente,nao tomem bomba de jetio nenhum,os efeitos colaterais sao bem pesados…

    LuCaS.

    29/05/2009 at 10:26 pm


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

